Resenha: Depois de você, de Jojo Moyes #MeBeforeYouMovie

Quando uma história termina, outra tem que começar.

Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.





Ano: 2016 / Páginas: 320 
Editora: Intrínseca


Eu não tinha muitas expectativas com Depois de Você, gostei muito da leitura do livro anterior, mas não sabia o que esperar desse. Assim que comecei a leitura, me dei de cara com uma protagonista totalmente melancólica, derrotada, sem perspectiva de nada e estagnada novamente na vida anterior que ela tinha no começo do primeiro livro. Apesar da liberdade, de viver em outra cidade longe dos pais e pagar as próprias contas, Louisa tinha uma vida miserável.

Já perdi pessoas bem próximas e sei o que Lou está passando, e as vezes eu achava estranho o fato do luto dela parecer pior do que dos próprios pais de Will, ela realmente não estava seguindo em frente em nada. Outra coisa extremamente irritante em Depois de Você é que a todo momento a autora fez com que Lou colocasse a felicidade das pessoas acima da dela, ela parecia Jesus, qualquer possibilidade de ela crescer na vida, era interrompida pelos problemas dos outros que eram jogados em seu colo. Até o seu seguir em frente era interrompido por achar que era uma ofensa contra a memória de Will.


Pois bem, aqui a autora bate muito na tecla no medo que alguns de nós têm de seguir seus sonhos e na importância de vencermos certos desafios e nos libertarmos. O maior exemplo disso é a mãe de Lou que, depois de anos sendo apenas mãe e esposa, se rebelou. Passou a frequentar aulas na universidade, a ler textos feministas, a se recusar a fazer o trivial almoço de domingo, a lavar as roupas do pai de Lou e até parou de depilar as pernas, pois ela percebeu que não estava satisfeita com a vida que estava levando e foi sufocada pelo machismo que enfrentou por tantos anos.

A irmã de Lou, por sua vez, se esconde atrás do vitimismo de ser mãe solteira. Apesar de ser uma jovem brilhante, tem a certeza de que nunca conseguirá arranjar um namorado ou um bom emprego pela bagagem que carrega nas costas, até ser inspirada pelas mudanças que começam a ocorrer na própria família.

Se tudo isso não bastasse para Depois de você ser demais, Jojo ainda inseriu as relações doentias entre pais e filhos, a negligência parental e as decisões intempestivas e imaturas que os adolescentes sem amor ou orientação tomam e que podem marcá-los pelo resto da vida.



Um comentário:

  1. Adorei a resenha Thayna. Eu amo os livros da Jojo. Ela sabe muito como emocionar os seus leitores. Resentemente li o livro como eu era antes de você, e adorei! Pretendo agora ler, Depois de você. Obg pela indicação!

    Beijokas,
    Laah Ribeiro

    http://blogandomrlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir